Acervo virtual


Sobre a Biblioteca FGF

A Biblioteca Antonieta Cals, da FGF, tem por finalidade atender às necessidades de informação, estudo, pesquisa e extensão dos seus usuários. Composta a partir de listas de indicações de títulos elaboradas pelos professores e coordenadores dos cursos, seu acervo conta, atualmente, com 21.900 volumes voltados para as áreas de interesses específicas dos cursos oferecidos pela faculdade.

 

Biblioteca Virtual

Para ampliar o seu acervo bibliográfico, a FGF também disponibiliza uma Biblioteca Virtual com mais de 500 títulos nas mais diversas áreas do conhecimento. Ressaltando que o acervo é atualizado constantemente.

Para acessar basta que o aluno entre no seu “aluno online” e clique na opção Biblioteca Virtual. Os livros estão disponíveis para leitura no próprio site (precisa ter o programa ADOBE FLASH PLAYER instalado). Na ocasião, o aluno poderá imprimir o texto se desejar. E caso haja interesse em algum título, pode adquiri-lo através da nossa loja virtual, disponível no mesmo ambiente.

Com essa ação, a FGF reforça o seu compromisso de sempre oferecer o que tem de melhor para nossos alunos.

 

Objetivo

Proporcionar aos usuários/alunos acesso à informação de interesse da sua área de formação específica e/ou áreas afins.

Missão

Proporcionar ambientes e acervos adequados às necessidades informacionais da comunidade acadêmica.

Valores

Organização, agilidade e ambiente harmônico.

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta – 08h às 22h

Sábado – 08h às 12h

Localização

Bloco F – Sala 13

Email

biblioteca@fgf.edu.br

 

Serviços Oferecidos

Empréstimo Domiciliar
  • Serviço de comutação on-line ou convencional (correios), que consiste na solicitação e recebimento de artigos de periódicos técnico-científicos, teses e anais de congressos existentes em outras bibliotecas nacionais e estrangeiras, que fazem parte da Rede Comut.

 

Política para atualização do acervo de livros e periódicos

A atualização do acervo bibliográfico e de periódicos se dá através de solicitações à biblioteca pelos professores e coordenadores dos cursos e prioriza os seguintes critérios:

  • Bibliografias básicas e complementares dos cursos ofertados;
  • Solicitação de títulos atualizados pelo corpo docente e coordenação dos cursos;
  • Análise de catálogos referentes a lançamentos de títulos de livros e periódicos;
  • Solicitação junto às editoras de títulos em regime de consignação, para análise e avaliação pelos docentes e coordenadores;
  • Análise e verificação da demanda de títulos para aquisições de novos exemplares a fim de melhor adequação e atualização da coleção;
  • Parcerias, intercâmbio e convênios com outras instituições, visando aumentar o intercâmbio bibliográfico e de informações;
  • Empréstimo inter-bibliotecas;
  • Espaço aberto para editoras, destinado à exposição de livros e revistas revertendo em doações de publicações para a biblioteca.

 

Política e facilidade de acesso ao material bibliográfico

A biblioteca da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF funciona de segunda á sexta, de 08 às 22 horas e aos sábados de 08 às 12 horas. Com um acervo inteiramente automatizado e também disponível na Internet/Intranet através do site da Faculdade, o acesso à coleção pode ser efetuado por meio do software MULTIACERVO. Todos os títulos estão disponíveis em sua base de dados, onde os usuários podem realizar suas buscas/pesquisas em computador destinado exclusivamente para este fim. Essa pesquisa é efetuada através de campos específicos: autor, título, assunto, palavra-chave e/ou editora da publicação, sendo possível suas combinações. Além de realizar a busca por esses indicadores específicos, é possível recuperar informações em qualquer parte da descrição bibliográfica, onde existem várias possibilidades de consultas e recuperação das informações armazenadas. O mesmo procedimento é usado para as pesquisas via Internet/Intranet.

A Comutação Bibliográfica-Comut- é outro serviço de recebimento de material bibliográfico que a biblioteca da FGF disponibiliza para apoio às pesquisas em geral.

 

Empréstimo e Reservas

O Regulamento de Empréstimos fornece as diretrizes internas para o uso do acervo, bem como normas de funcionamento da biblioteca.

O cadastro dos usuários é efetuado a cada semestre, permitindo, assim, uma atualização periódica. O empréstimo domiciliar é facultado ao professores, alunos e funcionários da Instituição:

  • Alunos de graduação poderão retirar, por empréstimo, até cinco livros de cada vez, por um período de dez dias úteis;
  • Funcionários poderão retirar, por empréstimo, até três livros de cada vez, por um período de dez dias úteis;
  • Professores poderão retirar, por empréstimo, até seis livros de cada vez, por um período de quinze dias úteis.

O empréstimo do livro poderá ser renovado desde que o mesmo não tenha sido reservado por outro usuário. A reserva é efetuada das seguintes formas: a) na própria biblioteca; b) através do site da Faculdade, ficando sujeita a posterior confirmação.

 

Catalogação e disposição do acervo

A descrição bibliográfica utilizada para catalogação de materiais é o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR-2), com o nível dois da descrição bibliográfica. O acervo se encontra disposto de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD), em conjunto com a tabela para identificação de autores de Cutter.

Reprografia

O usuário tem disponível no âmbito da Faculdade um serviço de reprografia, sendo que esse serviço não está disponível no espaço físico da biblioteca.

Espaço físico para leitura e trabalho em grupo

As áreas de estudos estão divididas em dois ambientes: um para estudo individual e outro para o coletivo. São 36 cabines individuais e uma sala reservada, além de duas mesas grandes, para estudos em grupo.

 

Planos de expansão

O acervo bibliográfico tem sua expansão prevista com alocação de recursos orçamentários constantes de cronograma econômico – financeiro da IES – e se dá através da solicitação sistemática dos professores e coordenadores. Com base nisso, sua atualização nas áreas do conhecimento visam sempre:

– Atender à demanda de novos cursos, bibliografias básicas e complementares de livros e obras de referência para os cursos em fase de reconhecimento e/ou implantação;

– Catalogar periódicos de referência, impressos ou eletrônicos – cujos títulos já façam parte da lista básica, conforme indicação dos docentes;

– Ter obras que sejam de interesse para os cursos ofertados pela IES.

No Plano de Desenvolvimento Institucional estão contempladas metas para a expansão física da biblioteca, com a ampliação e redimensionamento dos setores, possibilitando assim um melhor desenvolvimento das atividades e serviços, e também mais conforto e comodidade à comunidade universitária.