A partir da ideia de que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais é tão importante quanto o aprendizado de disciplinas tradicionais, como português e matemática, a Escola Grande Fortaleza – EGF incentiva habilidades como a sociabilidade, o autoconhecimento, o autocontrole, a empatia e a tomada de decisões.

Bastante requerida pelo mercado de trabalho e pela sociedade em geral, a aprendizagem socioemocional é o processo de aquisição de habilidades sociais e emocionais que contribuem nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, colaborando tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida pessoal e profissional.

Os aspectos socioemocionais no aprendizado

Baseadas em princípios e nas cinco dimensões da personalidade humana – abertura ao novo, Consciência, Extroversão, Amabilidade e Estabilidade Emocional -, os aspectos socioemocionais influem diretamente na proatividade, no desenvolvimento da empatia, no equilíbrio das emoções, na capacidade de cooperar, fazer e manter relações saudáveis. Além disso, incentivam a criatividade, o desenvolvimento do pensamento crítico, a tomada de decisões com
responsabilidade e a promoção da liderança.

Na sala de aula, o seu desenvolvimento promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de comportamento. Alunos que participam de programas de educação socioemocional têm mais chances de concluir a educação básica e superior, fazer mais amigos e ter melhores oportunidades de emprego e relações mais saudáveis com as pessoas que os cercam. Tudo isso junto ajuda a construir uma vida melhor!

Na Escola Grande Fortaleza as competências socioemocionais são habilidades que o aluno pode aprender, praticar e ensinar.